Cortinas e Persianas: conheça mais
Cortinas e persianas têm uma função muito importante no ambiente: decorar e controlar a luminosidade. Vamos falar um pouquinho neste post sobre como usar cada uma delas e se existem diferenças.
As cortinas e persianas podem transformar a decoração de um ambiente. Por mais que ele esteja perfeitamente decorado, estes itens podem estragar tudo se mal escolhidos. Elas são itens muito importantes para dar um toque especial na decoração mesmo que não sejam necessárias.
Persianas
Existem as persianas horizontais e as verticais. Podem ser em PVC, alumínio, tecido ou madeira e eu as indico mais para cozinhas, áreas de serviços ou escritórios, pois são ambientes de trabalho. Ocupam menos espaço e por isso podem ser colocadas em qualquer janela.
As persianas horizontais, que são recolhidas para cima, possuem a desvantagem de que, para abrirmos a cortina, não temos a opção de deixar apenas um pedaço aberto na lateral da janela, temos que abri-la totalmente para cima para termos visibilidade total do lado de fora
Cortinas tradicionais
Elas podem ser usadas em praticamente todos os ambientes, dependendo do gosto de cada pessoa.
É muito indica para os quartos, já que fazem com que o ambiente fique mais aconchegante, mais quentinho e confortável. Dão um aspecto mais romântico aos ambientes e também podem os deixar mais luxuosos.
A desvantagem é que são mais pesadas dependendo do tecido usado e isso dificulta um pouco na hora de manuseá-la, podem desbotar com o tempo de exposição ao sol na janela, pegam mais pó e são mais difíceis de limpar ou lavar. Ocupam mais espaço no ambiente.
O modelo mais bonito para cortina é aquele com forro liso e neutro com um xale de outra cor que caia nas laterais.
Nos quartos, use um forro mais grosso ou blackout e nos outros ambientes um tecido mais leve e translúcido.
Medidas? Bem, o modelo que fica mais bonito é aquele que vai do chão ao teto e ocupa a parede toda, mas se não for assim na parte superior a preferência é que ela comece no teto, nas laterais, deixe pelo menos 15 cm a mais de cada lado da janela e na parte inferior, se ela não for até o chão, também deve passar pelo menos 15cm para baixo da janela.
Se o pé direito do ambiente for baixo, devemos sempre usar cortinas do chão ao teto, isso faz com que a altura do ambiente pareça maior. Cortinas até o chão ficam muito mais bonitas e mais imponentes e deixam a decoração muito melhor. O legal é fazer a cortina bem maior que a largura da janela, isso amplia mais o ambiente. Caso haja alguma coisa em baixo da janela, que impeça a cortina de ir até o chão, procure deixá-la num tamanho que não atrapalhe.