Confira 5 dicas que vão te auxiliar a harmonizar o papel de parede em seu ambiente
Através dos papéis de parede, é possível transformar completamente a atmosfera de diversos ambientes, como salas, quartos, cozinhas e até banheiros. O papel de parede é um grande coringa para decorarmos ambientes de maneira rápida e eficaz.
Diferente de outras aplicações como pinturas e revestimentos, é um adereço de fácil aplicação, podendo estar pronto em poucas horas.
Vem com a gente conferir algumas dicas sobre como conseguir um resultado bonito, elegante e harmônico em seus projetos utilizando papéis de parede.
Observe o tipo de papel de parede
Além de levar em conta as cores e estampas, devemos prestar muita atenção no material do papel de parede, já que cada ambiente tem uma necessidade diferente.
- Tradicional – É feito de celulose, e considerado o menos durável. Por esse motivo ele é indicado para decorações mais temporárias, como quarto de bebês.
- TNT – Este é produzido de fibras de poliéster, imitando tecidos e são considerados os mais resistentes. Este material é lavável, tornando-se uma ótima opção para quartos e escritórios.
- Vinílico – Constituído por PVC, geralmente possui relevo e um aspecto brilhante. Se destaca por ser mais durável do que as outras opções e também pode ser lavado. Este material suporta ambientes mais úmidos como banheiros, cozinhas, salas e quartos.
- Adesivo – Fabricado com material sintético por meio de impressão digital, este é um dos últimos lançamentos em papel de parede. Sua vantagem é que não se usa cola para instalar, basta colocar na parede e pressionar.
A escolha das cores é importante
O conceito de cores pode mudar totalmente dependendo do ambiente a ser planejado. Geralmente os tons mais vibrantes combinam em ambientes como quartos, salas de estar e de jantar, já que estes possuem móveis mais neutros. Eles servem para causar um contraste sem pesar no resultado final.
Estampas em tons florais e ou mais escuros são perfeitos para lavabos e banheiros. Nesse caso, como citamos anteriormente, sempre escolha a opção de papel de parede de vinílico por causa da umidade.
Leve em consideração seu gosto pessoal
Apesar das diversas dicas e indicações sobre o uso do papel de parede, devemos levar em consideração a opinião e gosto pessoal do cliente, é claro, já que são eles que irão conviver diariamente com esses materiais.
Se seu gosto pessoal tende a estilos mais minimalistas e neutros, escolha sempre as paletas de cores mais básicas e as estampas que contenham traços finos e sutis, pequenos detalhes, mas charmosos.
Geralmente esse conceito de papel de parede contrasta muito bem com móveis de tons mais escuros ou objetos coloridos. Esse estilo transmite uma sensação de paz e tranquilidade.
Outro conceito muito usado também é o monocromático, esse visual cria um ambiente equilibrado com os demais itens da decoração.
A escolha geralmente é feita com cores como: Cinza ou Bege em paredes brancas.
Cuidado com exageros
Tome muito cuidado ao escolher cores de tons mais fortes! As paredes de cores fortes podem se tornar cansativas, especialmente à noite.
Portanto, pense bem antes de exagerar nas tonalidades e misturar muito as cores.
Aqui vai uma dica: Para formarmos um ambiente harmônico, precisamos ter uma variação de no máximo 3 cores, e elas precisam combinar entre si.
Isso levando em conta tudo que está no projeto: móveis, objetos e papel de parede. Dessa forma, seu ambiente não fica com uma atmosfera poluída.
Inove na forma de usar o papel de parede
Embora tenha esse nome e foi feito para usar na parede, esse artigo de decoração pode ser reaproveitado de inúmeras formas como:
- Revestimento de móveis como gavetas nos quartos;
- Quadrinhos para colocar nas paredes de salas, quartos e escritórios;
- Cabeceira de cama;
- Portas;
- Interruptores de luz;
- Escadas;
- Teto;
Enfim, são diversas formas de usar a criatividade para inovar na decoração.