Dicas para usar papel de parede no escritório
O papel de parede continua sendo peça chave na decoração. Isso porque as empresas investiram muito e atualmente existem centenas de catálogos com os mais diversos tipos de modelos e estampas para compor qualquer tipo de decoração. E o papel de parede no escritório não é diferente, ele pode ser usado sim!
Por conta dessa grande tendência, hoje vamos falar sobre o uso de papel de parede no escritório ou home office, e dar dicas e ideias para usar esse aliado da decoração, e deixar seu espaço cheio de charme.
Como escolher o modelo ideal de papel de parede para o escritório?
A primeira coisa a se fazer é analisar o perfil do usuário do ambiente e da empresa (no caso de utilizar em um escritório comercial).
Ambientes mais sérios tendem a ter papeis mais sofisticados, simples e elegantes, com estampas e cores mais discretas. Outra ideia legal, é pensar na cor do logo da empresa e ver se tem algum papel com pequenos detalhes que remetam a esse espaço. Mas lembre-se de não exagerar na combinação, para que o ambiente não fique over.
Já os home office, ou escritórios de pessoas que trabalham com criatividade, podem ter papéis com estampas mais chamativas e diferentes (claro que sempre se deve analisar o perfil do usuário).
Além das cores e da estampa em si, é legal analisar a textura do papel. Eles podem ter relevo, brilho e o toque pode remeter aos mais diversos materiais, trazendo ainda mais elegância ao ambiente.
Em qual parede aplicar o papel?
A escolha da parede de destaque depende muito de ambiente para ambiente. Normalmente eu costumo escolher a parede que for mais inteira, sem grandes janelas ou portas, e que tenha um papel de destaque do espaço.
Além disso, outras pessoas me perguntam se podem usar o revestimento em todas as paredes. Isso é uma questão que deve ser analisada com cautela, mas se o papel for discreto e elegante, essa é sim uma boa possibilidade. Se o material não houver uma estampa e cores suaves, pode acabar deixando o ambiente carregado e exagerado demais.
Mas quando você quer usar em 1 ou 2 paredes de destaque, pode caprichar na imaginação e escolher papéis modernos, coloridos e divertidos. O espaço irá ficar cheio de alegria e personalidade.
Como aplicar o papel de parede?
A colocação desse revestimento não é muito complicada mas exige alguns cuidados especiais. Portanto, veja abaixo algumas dicas para fazer a aplicação correta:
- A parede precisa estar limpa e seca, livre de poeira ou mofo;
- Lembre-se de medir a parede e comprar a quantidade de papel adequada para que não falte produto e que ele seja todo do mesmo lote;
- Verifique se a parede está lisinha, caso não esteja, passe massa corrida e lixe para corrigir as imperfeições;
- Papéis estampados possuem uma emenda especifica, por isso quando for cortar as partes verifique se a estampa está de acordo de forma contínua;
- Abra o papel sobre a mesa ou chão e marque os cortes sempre um pouco maiores do que a parede, para que o acabamento fique perfeito nos cantos próximo ao rodapé e o forro (5 a 10cm são o suficiente);
- Comece a colagem pela parte superior, até embaixo, sempre alisando com uma espátula plástica para retirar os vincos, pressionar os cantos e retirar qualquer excesso de cola ou bolhas.
Conteúdo retirado de Construção e Design.