Como utilizar espelhos na decoração de maneira correta

Os espelhos surgiram há muito tempo atrás, quando o ser humano encontrou uma nova forma de visualizar sua imagem e conhecer a si mesmo, mas, apesar de não terem sido muito utilizados ao longo da história nos projetos arquitetônicos, atualmente, eles são peças chave para compor diversos dos ambientes. Vem com a gente conferir diversas dicas sobre como utilizar espelhos na decoração da maneira correta!

O uso do espelho na arquitetura

Além de muito útil no cotidiano das pessoas, o espelho é um dos acessórios mais versáteis que podemos utilizar para compor ambientes, já que serve perfeitamente em diversos dos estilos arquitetônicos, e em cômodos de qualquer tamanho. As cores e texturas dos espelhos também podem ser utilizadas ao seu favor na montagem do projeto, servindo como um charme a mais no estilo escolhido para seu ambiente.

O uso de espelhos na decoração pode ter diversas funções,  tanto dando a sensação de amplitude nos ambientes, ao refletir a profundidade dos cômodos, quanto até mesmo escondendo coisas que não querem ser mostradas. Mas tome muito cuidado ao posicionar seu espelho! Ao refletir ambientes muito coloridos ou peças ornamentais, esse espelho pode transmitir a mensagem de ambientes muito poluídos, além de comprometer a visibilidade do local.

Os espelhos na decoração

Como dito anteriormente, antigamente os espelhos não eram tão utilizados  como peças decorativas, mas atualmente tornaram-se queridinhos na decoração! Muitos dos  projetos arquitetônicos atuais contém esse item como peça decorativa, até mesmo nos ambientes onde espelhos não são peças convencionais, como em cozinhas e salas de estar, por exemplo.

Como itens decorativos, podemos utilizá-los em suas mais variadas formas, brincando com suas molduras, cores, formas e tamanhos. Os espelhos decorativos também auxiliam a transmitir o estilo de seu ambiente, podendo transmitir ainda mais sua personalidade.

Como usar espelhos na decoração?

Podemos utilizar essas peças para trazermos mais destaque às paredes vazias ou àquelas que estão meio sem graça, dando aquele toque especial aos cômodos.

Além dos espelhos emoldurados, também existe a opção de utilizarmos espelhos sem moldura, apenas com recortes, relevos ou acabamentos diferenciados dos convencionais. Uma outra dica importante é usar peças grandes, elas são bastante eficazes para dar uma sensação de amplitude.

Tipos de espelhos mais utilizados

Apesar de existir uma grande variedade de espelhos no mercado, ainda assim existem alguns modelos que os consumidores em geral buscam mais. Mas é claro que além da estética, sabemos que a beleza e sofisticação das peças não é o único quesito a ser avaliado na hora de adquirirmos esses novos objetos, também devemos levar em consideração a qualidade dos materiais e os valores de cada produto.

Em primeiro lugar, nos modelos de espelhos mais utilizados no mercado, está o clássico retangular, principalmente vertical, que pegam o corpo inteiro, ideal para os que buscam espelhos para seu uso tradicional. O mesmo modelo retangular também é bastante utilizado ainda na horizontal, pra destacar objetos e preencher paredes.

Outro modelo muito popular é o arredondado, mais moderno e um pouco mais caro que os retangulares, mas ainda assim, com valores acessíveis.

Dica extra: como oferecer espelhos para seu cliente

  1. Crie uma conexão com seu cliente e entenda melhor sua ideia para o projeto do ambiente a ser planejado;
  2. Espelhos servem para refletir e ampliar os ambientes, mas também não servem somente para isso! Esses objetos também são recursos decorativos e possuem uma infinidade de cores e formatos que podem ser combinados com o restante da decoração.
  3. Novamente, entenda o desejo de seu cliente e saiba diferenciar se vamos ampliar ou decorar. Conhecendo a fundo o objetivo do projeto você conseguirá oferecer a melhor solução.
  4. Para banheiros, já sabemos que os espelhos são peças essenciais, por isso, busque modernizar sua ideia e traga soluções criativas. Espelhos com LED, que ocupam toda parede, ou até mesmo que ocupem toda a altura do ambiente são algumas das possibilidades para diferenciar seu projeto.
  5. Entenda as dimensões do ambiente a ser planejado e as dimensões dos espelhos a serem utilizados. Espelhos que ocupam maiores áreas devem ter espessuras maiores! Fique atento a esses detalhes.
  6. Novamente, entenda bem o local do projeto. Assinale interruptores, tomadas e outras estruturas presas na parede que não podem ser prejudicadas. Tome cuidado para não atrapalhar a mobilidade e usabilidade dos ambientes.

Fonte: Viva Decora

Posts Similares