|

Cortinas: o que você precisa saber

Mesmo em ambientes pequenos é importante investir nas janelas, o designer ou arquiteto precisa ter um certo conhecimento em tecidos para saber qual é mais adequado para o ambiente. Há uma grande variedade de tecidos no mercado, como fibras naturais (seda, algodão, lã e linho); fibras processadas (em que as fibras naturais são tratadas quimicamente para que se tornem mais práticas); e de fibras sintéticas (acrílica, nylon e poliéster) que são utilizadas como opção mais acessível que as fibras naturais.

Os tecidos texturizados são usados para proporcionar contraste de estampas e texturas, tão importante em um projeto de interiores.

A escolha do tecido dependerá do estilo pretendido, da luminosidade e da privacidade necessária. É importante saber como as cortinas são feitas e quais estilos são mais adequados a determinadas situações para que possa criar projetos práticos e viáveis. Persianas pregueadas, de madeira, de enrolar, são opções muito usadas quando se quer um conferir um ambiente com mais simplicidade e praticidade. No entanto para janelas que se queira conferir um aspecto tradicional como as cortinas de tecido são adequadas para determinados tipos de ambientes.

Os reposteiros, pingentes e demais acessórios costumam determinar o caráter de todo um tratamento de janelas e podem ser executados com diversos tipos de acabamentos, pregas, barras e texturas. As demais especificações como tipo de fixação da cortina (trilho ou varão) na parede ou no gesso, a aplicação de acessórios deve harmonizar com o projeto geral proposto para o ambiente.

O uso de cortinas pode ser muito prático e interessante no sentido estético, porém as cortinas têm uma função ainda maior, como o bloqueio e filtro da luz natural, proporcionando inclusive privacidade. Também podem proteger um ambiente da corrente de ar, absorver o som e reduzir ecos. Podem ampliar a sensação de altura do ambiente, introduzir texturas, sofisticação e estilo, suavizar espaços e/ou emoldurar a janela. Embora as cortinas possam ser feitas sem forro, algumas podem ser produzidas com forro para proteção dos raios UV e UBB além de auxiliar no bloqueio da poeira e para melhorar o caimento do tecido. Além de encorpar a cortina ele é ecológico pois ajuda a reter o calor de um ambiente.

A forma de fixação influência de forma significativa todo o efeito de tratamento de uma janela. Se o elemento de fixação ficar exposto, deve se atentar para todos os outros elementos de fixação. os varões por exemplo podem ser de cores neutras, brancos, cinza, ou podem ser cores mais ousadas como um dourado por exemplo, pintados ou revestidos compostos por diversas ponteiras ou tampas, hastes, argolas ou pingentes. Uma cortina possibilita várias opções de acabamentos e adornos.

Há diferentes tipos de acabamento superiores de cortinas, desde pregas artesanais, feitas a mão, até entretelas industriais com franzido já confeccionado. Os pregueados feitos a mão são utilizados na fabricação de cortinas de alta qualidade, feitas sob medida para cada cliente.  Alguns acabamentos têm aspecto mais tradicional e formal, enquanto outros são mais informais, como argolas e ilhoses.

São vários modelos que podem ser usados, mas para cada projeto, conceito do ambiente sempre haverá um modelo que ira se encaixar melhor para proposta.

Fonte: Design de Interiores. Guia útil para estudantes e profissionais.

Posts Similares