| | | |

Dicas para harmonizar diferentes materiais e texturas sem erro!

Sob o olhar da decoração de ambientes, combinar texturas faz com que os espaços conquistem um caráter sensorial, ou seja: além de possuírem o apelo visual do design, os ambientes também podem ser sentidos. Utilizar diferentes materiais e abusar das texturas é a chave para compor uma decoração com muita personalidade e elegância.

Mas você sabe como harmonizar diferentes materiais como tecidos, madeira, pedra, etc., de maneira eficiente?

Vem com a gente que vamos te explicar nesse blog!

Revestimentos

Pelo contrário do que muitos pensam, para iniciarmos a decoração dos ambientes e inserção das texturas, não é necessário termos um ambiente inteiramente liso! Os revestimentos de parede e de piso são muito importantes também na texturização do ambiente.

Existem diferentes materiais disponíveis no mercado para utilizarmos como revestimentos, como por exemplo, plástico, porcelanato, cerâmica, cimento, madeira, e tantos outros, isso sem falarmos dos próprios papéis de parede, que são uma ótima opção, já que são mais acessíveis e não necessitam de grandes reformas.

Alguns ambientes devem ser previamente estudados antes de aplicarmos alguns revestimentos, como por exemplo, nas áreas externas.

De qualquer maneira, existem diversos materiais disponíveis no mercado, que podem nos auxiliar causando  diferentes impressões!

Tapetes

Uma das mais antigas artes do mundo, a tapeçaria é uma das peças essenciais para transformarmos nossos ambientes em locais mais aconchegantes, auxiliando tanto na sensação acústica do ambiente, quanto na sensação térmica.

Os tapetes são peças coringas para quem busca inserir texturas em seus projetos de decoração. Além de muito versáteis, os tapetes são produzidos em uma imensa diversidade de materiais, que podem colaborar essencialmente transmitindo o estilo do ambiente.

Os materiais podem variar, no caso da lã ou algodão, atuam transmitindo muito conforto, já tapetes produzidos de chenille, compõem ambientes mais sofisticados. Outros materiais como couro, microfibra e nylon também podem auxiliar trazendo diferentes estilos para seu ambiente! Pense bem na sensação que você busca transmitir e abuse de sua criatividade para fazer essas composições!

Tecidos e estampas

Decorando, adaptando e até mesmo transformando, os tecidos são um dos nossos maiores aliados na hora de decorar um ambiente! Eles são responsáveis por agregar as mais texturas e estampas em nossos ambientes e até mesmo em nossos móveis reformados.

Os tecidos podem aparecer de diferentes maneiras e escalas em nossa decoração, por exemplo, em maior escala temos as cortinas, que podem ser utilizados de maneira discreta ou como ponto central de nosso ambiente, em menor escala, os tecidos podem ser utilizados apenas como uma manta confortável, posicionada em braços de sofá ou nos pés da cama.

Quando em almofadas de sofá, utilize de sua criatividade e explore diferentes estampas e texturas, seguindo sua paleta de cores!

Os tecidos podem ser produzidos em algodão, renda, linho, veludo e entre tantas outras texturas e opções, que podem trazer diversos  aspectos e personalidades ao seu ambiente.

Plantas

Para muitas pessoas, trazer plantas aos ambientes é uma das maneiras de trazer mais vida e personalidade em cada espaço. Podemos cultivar diferentes plantas em qualquer espaço, até mesmo os internos, escassos de luz do sol.

O conceito de floresta urbana está cada vez mais inserido em apartamentos e casas das grandes cidades, modificando o simples ato de apenas comprar flores para decorar os ambientes por curtos espaços de tempo.

As plantas, para o design de interiores, têm papel de empregar um caráter tridimensional aos ambientes, já que elas crescem, modificam e se adaptam ao novo ambiente.

Mas lembre-se: quando for escolher suas plantas, considere as dimensões de seu ambiente, a temperatura do local e a incidência de luz solar! Nem todas as plantas conseguem se adaptar e sobreviver em diferentes ambientes.

Posts Similares